Tribunal de Contas de Cabo Verde lança Programa “Fazer as Contas Valorizar a Republica” na Televisão Pública Nacional

صورة AGORA member
A televisão cabo-verdiana, TCV, deu início à difusão do programa audiovisual do Tribunal de Contas de Cabo Verde, TCCV, “Fazer as Contas Valorizar a República”, na passada quarta feira, dia 19 de abril, em horário nobre, entre as 19h40 e as 20h00. Os programas serão difundidos às segundas, quartas e sextas-feiras.
 
Estes programas que serão agora difundidos na televisão nacional enquadram-se no Plano de Trabalho do TCCV de 2016, acordado com o Pro PALOP-TL ISC, projeto financiado pela União Europeia, e faz parte de um conjunto de produtos que visam o aumento da visibilidade do TCCV e a sua aproximação com o público, a par do website e do boletim mensal "Alerta" do TCCV.
 
“Fazer as Contas Valorizar a República” é um conjunto de 6 programas de cerca de 7 minutos cada, produzido com o apoio técnico-financeiro do Pro-PALOP-TL ISC, e visa dar a conhecer o TCCV como instituição de controlo externo independente das finanças públicas cabo-verdiana, suas competências e atribuições, e o trabalho que tem vindo a fazer. Desta forma o Tribunal quer chegar ao público, sensibilizar e despertar a sua atenção para a cultura de prestação de contas e controlo externo da despesa pública, esclarecendo-a sobre a importância e o dever da prestação de contas para a melhoria da gestão da coisa pública.
 
Ao longo dos programas saberemos a história desta instituição, cuja criação remonta à época colonial, e também, o seu percurso e sua própria afirmação, tanto do ponto de vista das suas competências, como também a nível da instituição independente e soberana, atualmente garante da boa governação dos recursos públicos.
 
Os programas são dinâmicos e interativos, e nele participam as instituições jurisdicionarias, ou seja, aquelas que prestam contas ao Tribunal, os parceiros de cooperação, como são os casos da União Europeia e do PNUD, e também o público universitário. São colocadas e respondidas diversas questões que permitem esclarecer ao público as diferentes áreas de atuação, como funcionam, e a importância do Tribunal na vida democrática do país. Temos ainda a mensagem do Presidente do Tribunal e também a análise do Dr. Mário Silva, como convidado num dos programas.
 
No âmbito desta atividade foram ainda produzidas um conjunto de entrevistas e depoimentos de caráter institucional, visando obter o testemunho dos jurisdicionados sobre a sua relação com o Tribunal de contas e o impacto nas suas instituições, da abordagem de sensibilização formação e apoio que o TCCV tem vindo a fazer para permitir uma melhor prestação de contas por parte dos jurisdicionados.
 
O Pro PALOP-TL ISC irá em breve disponibilizar no seu canal Youtube os programas e as entrevistas, permitindo assim maior acesso e difusão de informação sobre o Tribunal de Contas de Cabo-verde.