São Tomé e Príncipe: Formação dos Funcionários do Ministério das Finanças e da Administração Pública

Portrait de AGORA moderator

A 24.08.2015, teve inicio, na Biblioteca Nacional, a Formação dos Funcionários do Ministério das Finanças e da Administração Pública de São Tomé e Príncipe, Inspecção Geral das Financas (IGF).

O objectivo geral da formação foi de contribuir para a implementação de uma estratégia geral que aumente as competências e capacidades destes técnicos em Sistemas de Gestao das Finanças Publicas e o seu controlo e Inspecção eficaz.

A formação visou capacitar cerca de 28 quadros e técnicos do MFAP, em particular da IGF, com conhecimentos sólidos sobre as normas de ética e conduta; conhecer, apropriar e aprofundar as metodologias e técnicas mais usadas na conceção, implementação e acompanhamento de auditorias financeiras, orçamentais e fiscais, de desempenho e avaliação de serviços e programas, tendo por base as referências e normas internacionais; conhecer e utilizar normas de relato e técnicas de elaboração de relatórios.

Recentemente foi realizada a Sessão de Encerramento da referida formação que foi assegurada no quadro do Pro PALOP-TL ISC!

A formação permitiu a um grupo de inspectores de finanças ter uma apreciação mais detalhada sobre os vários tipos de auditoria existente e ao mesmo tempo saber distingui-las. Os formandos aprimoraram os conhecimentos sobre a deontologia profissional, a ética, e as técnicas e procedimentos a serem utilizados em auditorias.

"As acções de auditorias não devem apenas cingir-se a auditorias tradicionais, mas tambem na Monitorização e Avaliação do impacto de alguns projectos do Governo, a serem realizados pela IGF, enquanto órgão de controlo interno e estratégico da gestão da coisa pública".

Em suma, esta acção de formação contribuiu, de forma positiva, para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos dos formandos no domínio das normas de boas práticas, metodologias, técnicas e procedimentos a utilizar em auditorias/avaliações e técnicas de elaboração de relatórios.

O Pro PALOP-TL ISC continuara a promover este tipo de iniciativas e actividades de desenvolvimento de capacidades do dominio da Gestao das Financas Publicas em todos os PALOP e em Timor-Leste.