Passar para o conteúdo principal

Webinar series Pro PALOP-TL ISC |Iscte-IUL|IPPS para a Sociedade Civil dos PALOP e Timor-Leste

31 Março 2021
Março a Novembro nos PALOP-TL

Entre 31 de março e 25 de novembro de 2021, a Sociedade Civil dos PALOP e Timor-Leste irão beneficiar de 8 seminários subordinados ao tema “Finanças Públicas e Desenvolvimento Sustentável no pós COVID-19 (PALOP/TL)”, desenvolvidos pelo Pro PALOP-TL ISC em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, da Universidade de Lisboa, Iscte-IUL.

Os Webinar Series Pro PALOP-TL ISC|Iscte-IUL contam com o apoio e financiamento da União Europeia e são implementados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no âmbito do plano de resposta a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste. A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19.

Esta comunidade de práticas, totalmente focada para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), terá 8 seminários de 90 minutos cada, correspondendo a 12 horas, ministrados pelo excelente quadro docente da Universidade, ISCTE-IUL, decorrente da já existente parceria entre o Pro PALOP TL ISC e o ISCTE-IUL, reconhecida internacionalmente como uma Escola de excelência de Finanças e Administração Pública, cujo Mestrado em Finanças Públicas foi classificado pelo ranking do Financial Times,  como o  40º  melhor mestrado do Mundo, entre os 60 60 melhores mestrados em Finanças.

SINOPSE
Os países enfrentam crises das suas económias com o aumento das taxas de desemprego e encerramento de empresas, entre outros, aumentando os riscos da emergência de crises sociais e, consequentemente, da instabilidade social.  A perceção dos cidadãos sobre como os recursos são utilizados no contexto atual assume ainda maior importância como elemento de estabilidade social. A opacidade na Gestão das Contas Públicas, ou mesmo a mera perceção da existência de falta de transparência e a consequente perceção de incremento de corrupção, podem fomentar instabilidade social.

Para fazer face a esses desafios, o Pro PALOP-TL ISC e o ISCTE-IUL|IPPS desenharam mais um ciclo de 8 Webinars, que serão realizados de forma transversal a todos os países beneficiários do Pro PALOP-TL ISC. Este ciclo destina-se a participantes das OSC, mais especificamente pertencentes a Organizações da Economia Social e Solidária nos PALOP-TL. O webinars terão uma periodicidade mensal até novembro de 2021. O ciclo de webinars é coordenado pelo Professor Doutor João Salis Gomes com o apoio técnico especializado da unidade de gestão do Programa.
Os seminários realizam-se via plataforma zoom, nos seguintes fusos horários:
Angola-10H00  | Cabo Verde-8H00  | Guiné-Bissau-9H00  | São Tomé e Príncipe-9H00  | Moçambique-11H00  | Timor-Leste-18H00.

31.03.2021 Módulo 1 - POLÍTICAS DE INCLUSÃO E CIDADANIA SOCIAL

PRELETOR: Paulo Pedroso, Sociólogo e atualmente é Professor de Políticas Públicas no Iscte-IUL

Post Módulo 1

Analise-se a despesa pública com fins sociais, pensando na despesa social pelo critério da classificação internacional da despesa das administrações públicas por função (COFOG):  (6) Habitação e equipamentos coletivos; (7) Saúde; (8) Serviços culturais, recreativos e religiosos; (9) Educação; (10) Proteção social. Proceder-se-á a uma análise do peso relativo dessa despesa e da sua composição, discutindo o significado do ponto de vista dos desafios ao desenvolvimento social, do modo como são expressadas as prioridades e das consequências para a promoção do bem-estar de grupos sociais do nível e composição da despesa pública e de alternativas conceptuais.

Aceda aqui o Live desta sessão

22.04.2021 Módulo 2 - SISTEMA DE FINANCIAMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

PRELETORA: Doutora Luciane Lucas dos Santos, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Post Módulo 2O papel da Economia Solidária na resposta às crises económicas e sociais que temos vindo a assistir na atualidade, com foco na crise resultante da pandemia causada pela Covid-19. Este segundo módulo pretende aprofundar a compreensão sobre o funcionamento dos Sistemas de Financiamento das Instituições da Economia Solidária e a sua rede e formas de financiamento, quer junto dos governos, dos cidadãos e de fontes de financiamento internacionais.

Aceda aqui o Live desta sessão

 - Bibliografia_MoedaSocialOP.pdf
 - Etica Economia Sociedade.pdf
 - La Economía Solidaria, la  pandemia y l.pdf
 - Glossário_MoedasOP.pdf

Módulo 3 - POLÍTICA ECONÓMICA E POLÍTICA FINANCEIRA - DATA A INDICAR

PRELETOR: Prof. Doutor Sérgio Lagoa, Professor auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, Diretor do Mestrado em Economia Monetária e Financeira, e investigador do centro DINÂMIA’CET-IUL

Post Módulo 3Neste webinar serão analisados os impactos do vírus  da Pandemia COVID-19 no crescimento económico mundial e as respostas dos governos à crise. Serão igualmente discutidas as políticas orçamentais para relançar a economia de uma forma mais sustentável e resiliente a futuras crises sanitárias.
 

 

 

22.06.2021 Módulo 4 - ESTADO DE BEM-ESTAR E AS ORGANIZAÇÕES DA ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA

PRELETOR: Professor Doutor Ricardo Paes Memede, Presidente da Direcção do Instituto de Políticas Públicas e Sociais do ISCTE-IUL e um dos mais reconhecidos investigadores e especialistas em Políticas Públicas a nível mundial.

Post Módulo 4Este Webinar, "Estado de Bem Estar e as Organizações da Economia Social e Solidária" tem como objetivo geral aprofundar as dimensões socioeconómicas e políticas da economia solidária nas condições contemporâneas analisando as relações entre o Welfare State e a economia solidária assim como as implicações da inovação social em curso neste domínio.

 

 

 

 

 

22.07.2021 Módulo 5 – PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS

PRELETOR: Doutor Miguel Silva Graça, Arquitecto e Doutorado em Urbanismo e Ordenamento do Território (2004-2011), pela Universidad de Valladolid, Espanha. Mestre em Administração Pública (2017-2018), pelo ISCTE-IUL, Portugal.

Post Módulo 5Nesta palestra aborda-se o conceito de participação pública, nomeadamente a participação cidadã nas políticas públicas. Serão apresentados exemplos da dimensão participativa das políticas públicas, a ferramenta do orçamento participativo e o caso português: o único país a nível mundial com orçamentos participativos simultaneamente à escala nacional, regional e local. Cidadania Participativa visa promover uma maior aproximação dos cidadãos à administração local, implementando projetos e iniciativas que contribuam para uma relação de fácil acesso e de transparência. Como se desenvolve e implementa e qual o papel das organizações da sociedade civil neste processo será o foco deste desta palestra.

Aceda aqui o Live desta sessão