Passar para o conteúdo principal

Carlos Lopes em Cabo Verde no âmbito da parceria do Pro PALOP-TL ISC (FASEII) com a IPP e UniCV

Professor Carlos Lopes em Cabo Verde
16 Outubro 2019

O Pro PALOP-TL ISC financiou a vinda do Professor Carlos Lopes a Cabo Verde, entre os dias 16 e 17 de outubro de 2019, como orador convidado do IV Annual Lecture, organizado pelo Instituto Pedro Pires, (IPP) em parceria com a Universidade de Cabo Verde (UniCV).

Aproveitando esta oportunidade de debate com as contribuições do Professor Carlos Lopes, “o IPP, o Pro PALOP-TL ISC e o Governo de Cabo Verde acordaram em realizar uma formação executiva de um dia, destinada a quadros superiores da administração pública, nomeadamente diretores nacionais e gerais, parlamentares e técnicos da Assembleia Nacional, e a academia.

Destinada à sociedade civil, a palestra com o tema “África na era da integração comercial, será este o novo Pan-Africanismo?”, contou com a presença do Patrono do IPP, o Presidente Pedro Pires, do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Senhor Abrão Vicente, do Representante do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Senhor Boubou Camara, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Senhora Sofia Moreira, do corpo diplomático acreditado em Cabo Verde, e das representações institucionais, políticas e academias do país. Para além desta audiência, o ilustre Professor e ex-chefe da Comissão Económica das Nações Unidas para a África foi acompanhado por uma vasta audiência através do “Live” no Facebook. 

A abertura foi marcada por breves intervenções por parte dos parceiros, a começar pelo Senhor Boubou Camara, que felicitou o IPP e o seu patrono por esta importante iniciativa, que permitiu trazer para Cabo Verde um “intelectual e académico do mais elevado gabarito”, realçando ainda esta iniciativa como parte das inúmeras realizações que têm sido conquistadas no âmbito da parceria entre PNUD e UE. Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia enfatizou a importância do debate em torno da inte-gração comercial e económica do continente, e realçou a feliz coincidência desta iniciativa com a uma outra, que decorria em simultâneo na Assembleia Nacional de Cabo Verde, o “Diálogo de Políticas Públicas”, ambas financiadas pela União Europeia, no quadro do Pro PALOP-TL ISC (FASE II), Projeto acarinhado pela UE por promover justamente a troca de experiências entre os PALOP-TL, que partilham uma língua uma cultura, uma tradição administrativa, e que partilham também muitos desafios comuns à União Europeia. “É um projeto em que ganhamos todos” disse para finalizar. 
A preleção do Professor foi o momento esperado por todos e as expetativas foram superadas, não só pela plateia presente, mas pela audiência que assistiam online o Annual Lecture. Da história do Pan-africanismo aos líderes africanos que marcaram o percurso deste movimento e as suas diversas perspetivas e visão ao longo do tempo, durante 40 minutos, o Professor apresentou conceitos, derrubou mitos e apontou novos desafios e caminhos que se afiguram para o continente africano nesta nova era global, marcada por mudanças tecnológicas, climáticas e demográficas.

A preleção do Professor foi o momento esperado por todos e as expetativas foram superadas, não só pela plateia presente, mas pela audiência que assistiram e têm assistido o “live” deste Annual Lecture.