Passar para o conteúdo principal

Curso de “Especialização em Storytelling com Dados e Data Inteligence" destinado à Sociedade Civil, Parlamentos, Ministérios das Finanças e Profissionais dos Medias dos PALOP-TL

“Especialização em Storytelling com Dados e Data Inteligence"
23 Julho 2021

Entre os dias 26 e 30 de julho e entre 8 e 14 de setembro de 2021, irá decorrer, em plataforma e-learning do Iscte-IUL-IPPS, o curso de “Especialização em Storytelling com Dados e Data Inteligence, no âmbito do acordo de cooperação entre o Pro PALOP-TL ISC e o Iscte-IUL|IPPS. Este programa de formação transversal é cofinanciado pela União Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo em vista o reforço das capacidades institucionais e técnicas dos atores estatais e não-estatais dos sistemas de gestão das Finanças Públicas para a melhoria da transparência orçamental e prestação de contas públicas nos PALOP-TL.

O curso irá beneficiar 60 participantes oriundo das Organizações da Sociedade Civil parceiras do projeto; Comissões Parlamentares Orçamentais; Ministério das Finanças, e profissionais dos media convidados dos PALOP e Timor-Leste.

Estruturado em duas unidades curriculares, o curso Curso de Especialização em Storytelling com Dados e Data intelligence tem por objetivo transmitir os principais conceitos em uso em áreas de análise de dados; técnicas e ferramentas básicas utilizadas para desenvolver projetos baseados em dados, desde sua extração, passando pela sua análise; e as narrativas que com eles podem ser construídas, de forma a tornar a sua comunicação mais eficaz. No final deste curso os estudantes devem ser capazes de identificar fontes de dados credíveis e úteis, tratar dados a um nível descritivo de informação e saber transmitir essa informação de forma apelativa e útil ao decisor político e ao público em geral.

O curso confere o grau de certificação de Estudos Especializados, com 12 ECTS - European Credit Transfer System (Sistema Europeu de Transferência de Créditos), garantindo o reconhecimento da equivalência académica dos estudos efetuados no espaço Europeu.

SINOPSE
O aumento do volume de dados e a sua crescente importância em vários sectores de atividade trouxe a necessidade da aquisição de competências que ajudam a decidir qual a informação/dados a apresentar, e como os apresentar. Saber contar histórias com dados de forma a tornar mais clara e valiosa a informação é crucial na atualidade.
Combinando os princípios do jornalismo de dados, que vão desde a recolha e tratamento de dados, até à sua comunicação eficiente, com os saberes necessários à apresentação de narrativas visuais, tendo por base os princípios básicos do Storytelling com dados, consegue-se um conjunto de competências de suma importância no contexto atual.