Passar para o conteúdo principal

Diálogos de Alto Nível sobre o Impacto Socioeconómico da Pandemia COVID-19 na Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste

Diálogos de Alto Nível sobre o Impacto Socioeconómico da Pandemia COVID-19 na Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP e Timor Leste
10 Dezembro 2020

Como administrar recursos escassos mantendo as funções primordiais do Estado e a implementação de políticas públicas? | Como é que os atores estatais e não estatais devem exercer o seu papel no ecossistema de gestão das finanças públicas num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA)? São estes os pontos de partida para uma série de 10 diálogos organizados pelo Pro PALOP-TL ISC em resposta ao impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 nos seis países beneficiários do Programa, os PALOP e Timor-Leste.

Uma Liderança com direção, alinhamento e compromisso (DAC) para um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo é o tema central dos debates que têm vindo a decorrer desde setembro de 2020, nos quais cerca de 400 dirigentes e fazedores de políticas dos 5 países (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe tiveram a oportunidade de participar até agora. 

Para fazer face aos desafios das mudanças transformacionais que as instituições nacionais terão de operar para responder à atual crise de saúde pública e ao impacto socioeconómico da pandemia, o Pro PALOP-TL ISC convidou duas personalidades e pensadores de alto nível, com influência de alcance global, Luísa Diogo, antiga Primeira Ministra de Moçambique, e Paulo Gomes, membro do Conselho de Administração do Fundo Especial da União Africana contra o COVID-19, com mais de 25 anos de experiência no setor público e privado. 

Como administrar recursos escassos mantendo as funções primordiais do Estado e a implementação de políticas públicas? | Como é que os atores estatais e não estatais devem exercer o seu papel no ecossistema de gestão das finanças públicas num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VICA)? Foram estes os pontos de partida para uma série de 10 diálogos organizados pelo Pro PALOP-TL ISC em resposta ao impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 nos seis países beneficiários do Programa, os PALOP e Timor-Leste.

Os oradores convidados percorreram os países com a apresentação da sua visão e experiência em face das especificidades e contextos de cada país, convidando os dirigentes a refletirem e debaterem questões que ajudem a delinear possíveis respostas e soluções para os complexos desafios de mudanças nos programas e orçamentos do governo e no modus operandi das várias instituições nacionais. 
A Antiga Primeira-Ministra de Moçambique, Dra. Luísa Diogo, ofereceu-nos a sua perspetiva e larga experiência no Executivo e como fazedora de políticas públicas, com o tema "Reforma do Estado ou Transformação do Estado", enquanto que o Dr. Paulo Gomes, com uma preponderante experiência no sector privado, fala-nos dos "Desafios e Oportunidades nos Financiamentos dos Estados: Novas Soluções? Sector Privado?"

As sessões foram transmitidas em direto via Facebook, permitindo assim a inclusão de todos os cidadãos neste debate de grande pertinência.

A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19 e no plano de resposta do PNUD a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste.
Veja aqui as apresentações transmitidas via Facebook do Pro PALOP-TL ISC: