Passar para o conteúdo principal

NOTA INFORMATIVA Arranque do Webinar Séries Pro PALOP-TL ISC | ISCTE-IUL “As Finanças Públicas e o Desenvolvimento Sustentável no pós COVID-19”

NOTA INFORMATIVA Arranque do Webinar Séries Pro PALOP-TL ISC | ISCTE-IUL “As Finanças Públicas e o Desenvolvimento Sustentável no pós COVID-19”
29 Junho 2020

As Finanças Públicas e o Desenvolvimento Sustentável no pós COVID-19 (PALOP/TL) é o tema central dos Webinar Séries Pro PALOP-TL ISC | ISCTE-IUL desenhados à medida para os Executivos, Parlamentos e Tribunais de Contas dos PALOP e Timor-Leste. No dia 30 de junho de 2020 vão iniciar os seminários online via ZOOM, que irão decorrer até final do mês de outubro nos 6 países - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Estima-se atingir 2640 participantes, que pelas suas funções são ‘fazedores de políticas públicas” das instituições estatais do sistema de gestão das finanças públicas destes países, nomeadamente, dos Ministérios das Finanças, das Instituições Superiores de Controlo e dos Parlamentos. Os webinar Series Pro PALOP-TL ISC | ISCTE-IUL são implementados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no âmbito do plano de resposta a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste, e contam com o apoio e financiamento da União Europeia.  A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19.
Ao todo serão 42 seminários, correspondendo a 63 horas, ministrados pelo excelente quadro docente da Universidade, ISCTE-IUL, decorrente da já existente parceria entre o Pro PALOP TL ISC e o ISCTE-IUL, reconhecida internacionalmente como uma Escola de excelência de Finanças e Administração Pública, cujo Mestrado em Finanças Públicas foi classificado pelo ranking do Financial Times,  como o  40º  melhor mestrado do Mundo, entre os 60 60 melhores mestrados em Finanças.
A pandemia COVID-19, inesperada, representa um risco elevado com impacto global e, também, nos PALOP-TL. A atual crise de saúde pública obriga a alterações significativas nos programas de governo e nos respetivos orçamentos, e também, no modus operandi, das várias instituições nacionais que integram o ecossistema das finanças públicas.  O combate à pandemia mundial gerou medidas excecionais de confinamento social e de encerramento de atividades económicas despoletando crise social, económica e de tesouraria para todos os países.  É por isso, fundamental, não descurar e até reforçar o apoio técnico e financeiro aos ecossistemas de finanças públicas. 
Como gerir recursos escassos mantendo as funções primordiais do Estado e a concretização de políticas públicas?  Como devem os vários atores estatais exercitar o seu papel no ecossistema de finanças públicas num contexto anormal de relacionamento individual e institucional como o atual?
À semelhança do resto do mundo, os governos dos 6 países beneficiários do Pro PALOP-TL ISC estão a realizar Revisões Orçamentais ou a elaborar Orçamentos Retificativos para o ano fiscal de 2020, ainda preparar as Propostas do Orçamento de Estado para o ano fiscal de 2021.  Os processos de elaboração destes documentos apresentam novos desafios, quer nos conteúdos, quer na escassez de recursos, mas também no relacionamento e funcionamento institucional até agora vigente. Se a transparência das contas públicas para os cidadãos já era importante, no atual momento torna-se ainda mais imperiosa.
Os países enfrentam crises económicas, com o aumento das taxas de desemprego e encerramento de várias empresas, aumentando assim os riscos da emergência de crises sociais e, consequentemente, de instabilidade social.  A perceção dos cidadãos sobre como os recursos são utilizados no contexto atual assume, por isso, ainda maior importância como elemento de estabilidade social. A opacidade na Gestão das Contas Públicas, ou mesmo a mera perceção da existência de falta de transparência e a consequente perceção de incremento de corrupção, podem fomentar instabilidade social.
Para dar resposta imediata a este contexto, o Pro PALOP-TL ISC e o ISCTE-IUL desenharam um ciclo de webinares composto por 6 módulos focados em discutir as respostas dos sistemas de gestão das finanças públicas aos desafios que a pandemia COVID-19 está a impor à governação económica em todo o mundo e, mais especificamente, nos PALOP-TL. Estes 6 webinars, com a duração de 90 minutos cada, serão realizados em cada um dos 6 países beneficiários entre junho e outubro de 2020 e adaptados à realidade nacional no atual contexto da pandemia COVID-19. 
Fique atento!
 

Nota informativa (285.85 KB)