Passar para o conteúdo principal

Nota Informativa - Webinar series Pro PALOP-TL ISC |Iscte-IUL|IPPS destinado exclusivamente à Sociedade Civil dos palop e Timor-Leste

Webinar series Pro PALOP-TL ISC |Iscte-IUL|IPPS para a Sociedade Civil
30 Março 2021

Entre 31 de março e 25 de novembro de 2021, a Sociedade Civil dos PALOP e Timor Leste irão beneficiar de 8 seminários subordinados ao tema “Finanças Públicas e Desenvolvimento Sustentável no pós COVID-19 (PALOP/TL)”, desenvolvidos pelo Pro PALOP-TL ISC em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, da Universidade de Lisboa, Iscte-IUL.

Os Webinar Series Pro PALOP-TL ISC|Iscte-IUL contam com o apoio e financiamento da União Europeia e são implementados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no âmbito do plano de resposta a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste. A ação enquadra-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19.

A cerimónia de abertura contará  com as intervenções do Representante a.i do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Cabo Verde, Senhor Steven Ursino, da, Chefe de Secção da área de Governação da Delegação da União Europeia em Moçambique, Senhora Alicia Martin Diaz, e do Coordenador Científico Iscte-IUL, Senhor Salis Gomes.

Políticas de Inclusão e Cidadania Social é o tema do primeiro módulo deste ciclo de formações que arranca no dia 31 de março. A primeira sessão terá como keynote speaker Paulo Pedroso, Sociólogo e Professor de Políticas Públicas no Iscte-IUL, e será realizada via plataforma zoom, com live na página Facebook do Pro PALOP-TL ISC nos seguintes fusos horários: Angola-10H00|Cabo Verde-8H00|Guiné-Bissau-9H00|São Tomé e Príncipe-9H00|Moçambique-11H00|Timor-Leste-18H00.

Esta comunidade de práticas totalmente focada para as Organizações da Sociedade Civil (OSC) terá 8 seminários de 90 minutos cada, correspondendo a 12 horas, ministrados pelo excelente quadro docente da Universidade, ISCTE-IUL, decorrente da já existente parceria entre o Pro PALOP TL ISC e o ISCTE-IUL, reconhecida internacionalmente como uma Escola de excelência de Finanças e Administração Pública, cujo Mestrado em Finanças Públicas foi classificado pelo ranking do Financial Times,  como o  40º  melhor mestrado do Mundo, entre os 60 60 melhores mestrados em Finanças.

Os países enfrentam crises das suas economias com o aumento das taxas de desemprego e encerramento de empresas, entre outros, aumentando os riscos da emergência de crises sociais e, consequentemente, da instabilidade social.  A perceção dos cidadãos sobre como os recursos são utilizados no contexto atual assume ainda maior importância como elemento de estabilidade social. A opacidade na Gestão das Contas Públicas, ou mesmo a mera perceção da existência de falta de transparência e a consequente perceção de incremento de corrupção, podem fomentar instabilidade social.

Para fazer face a esses desafios, o Pro PALOP-TL ISC e o ISCTE-IUL|IPPS desenharam mais um ciclo de 8 Webinars, que serão realizados de forma transversal a todos os países beneficiários do Pro PALOP-TL ISC. Este ciclo destina-se a participantes das OSC, mais especificamente pertencentes a Organizações da Economia Social e Solidária nos PALOP-TL. O webinars terão uma periodicidade mensal até novembro de 2021. O ciclo de webinars é coordenado pelo Professor Doutor João Salis Gomes com o apoio técnico especializado da unidade de gestão do Programa.

Saiba mais informações na Nota Informativa.