Aller au contenu principal

Carlos Lopes em Cabo Verde no âmbito da parceria do Pro PALOP-TL ISC (FASEII) com a IPP e UniCV

Professor Carlos Lopes em Cabo Verde
31 October 2020

O Pro PALOP-TL ISC financiou a vinda do Pro¬fessor Carlos Lopes a Cabo Verde, entre os dias 16 e 17 de outubro de 2019, como orador con¬vidado do IV Annual Lecture, organizado pelo Instituto Pedro Pires, (IPP) em parceria com a Universidade de Cabo Verde (UniCV). Aprovei¬tando esta oportunidade de debate com as contribuições do Professor Carlos Lopes, “o IPP, o Pro PALOP-TL ISC e o Governo de Cabo Verde acordaram em realizar uma formação executi¬va de um dia, destinada a quadros superiores da administração pública, nomeadamente di¬retores nacionais e gerais, parlamentares e téc¬nicos da Assembleia Nacional, e a academia.
 
Destinada à sociedade civil, a palestra com o tema “África na era da integração comercial, será este o novo Pan-Africanismo?”, contou com a presença do Patrono do IPP, o Presiden¬te Pedro Pires, do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Senhor Abrão Vicente, do Representan¬te do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, Senhor Boubou Camara, da Embaixa¬dora da União Europeia em Cabo Verde, Senho¬ra Sofia Moreira, do corpo diplomático acredi¬tado em Cabo Verde, e das representações institucionais, políticas e academias do país. Para além desta audiência, o ilustre Professor e ex-chefe da Comissão Económica das Nações Unidas para a África foi acompanhado por uma vasta audiência através do “Live” no Facebook. 

A abertura foi marcada por breves intervenções por parte dos parceiros, a começar pelo Senhor Boubou Camara, que felicitou o IPP e o seu pa¬trono por esta importante iniciativa, que per¬mitiu trazer para Cabo Verde um “intelectual e académico do mais elevado gabarito”, realçan¬do ainda esta iniciativa como parte das inúme¬ras realizações que têm sido conquistadas no âmbito da parceria entre PNUD e UE. Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia enfati¬zou a importância do debate em torno da inte-gração comercial e económica do continente, e realçou a feliz coincidência desta iniciativa com a uma outra, que decorria em simultâneo na Assembleia Nacional de Cabo Verde, o “Diá¬logo de Políticas Públicas”, ambas financiadas pela União Europeia, no quadro do Pro PALO¬P-TL ISC (FASE II), Projeto acarinhado pela UE por promover justamente a troca de experiên¬cias entre os PALOP-TL, que partilham uma lín¬gua uma cultura, uma tradição administrativa, e que partilham também muitos desafios co¬muns à União Europeia. “É um projeto em que ganhamos todos” disse para finalizar. 
A preleção do Professor foi o momento espera¬do por todos e as expetativas foram superadas, não só pela plateia presente, mas pela audiên¬cia que assistiam online o Annual Lecture. Da história do Pan-africanismo aos líderes africa¬nos que marcaram o percurso deste movimen¬to e as suas diversas perspetivas e visão ao lon¬go do tempo, durante 40 minutos, o Professor apresentou conceitos, derrubou mitos e apon¬tou novos desafios e caminhos que se afigu¬ram para o continente africano nesta nova era global, marcada por mudanças tecnológicas, climáticas e demográficas.
 
A preleção do Professor foi o momento espera¬do por todos e as expetativas foram superadas, não só pela plateia presente, mas pela audiên¬cia que assistiram e têm assistido o “live” deste Annual Lecture.

Veja o álbum da formação no Facebook Pro PALOP-TL ISC

Artigos relacionados Facebook do Pro PALOP-TL ISC | Live in Facebook | In Mo Ibrahim Foundation | Facebook IPP |Infopress |Idem|RCV|TCV |Facebook IPP|Terra Nova