Skip to main content

Webinar Series Pro PALOP-TL ISC | TCP – Controlo Externo das Finanças Públicas: Que Futuro para o Mundo Pós-COVID-19

18 September 2020
SET a NOV 2020
PALOP-TL

“Sendo certo que o controlo externo jurisdicional forte e independe continua indispensável no atual contexto de mitigação do impacto humanitário e socioeconómico da pandemia COVIã-19, marcado por uma pressão nunca antes vista sobre as finanças e contas públicas, as formas como as ISC devem assegurar seu papel pivot num mundo pós-COVID19, marcado pela volatilidade-incerteza-complexidade-ambiguidade (VICA) não é tão evidente. Este é um exercício de foresight fundamental para a adaptação que se impõe às ISC e seus quadros dirigentes.”

Ricardo Godinho Gomes

O Pro PALOP-TL ISC, em parceria com o Tribunal de Contas de Portugal, enquanto Instituições Superiores de Controlo (ISC) responsável pela gestão do centro de formação da OISC|CPLP e membro do secretariado da organização, desenharam um ciclo de webinars de excelência e com impacto transformador para apoiar as ISC dos PALOP e Timor-Leste num contexto global em que se procuram respostas eficazes das ISC ao impacto socioeconómico da pandemia COVID-19 nos seus respetivos países e caminhos para manter e reforçar a eficácia do controlo externo das Contas Públicas realizado pelas ISC.
O ciclo de quatro webinars, realizados entre setembro e novembro de 2020, tiveram como principal objetivo criar fóruns de discussão entre os decisores e dirigentes das ISC da CPLP para, num contexto global VICA (Volátil-Incerto-Complexo-Ambíguo), despoletado pela pandemia COVID-19, dotar as ISC dos PALOP e Timor-Leste de lideranças com DAC (Direção-Alinhamento-Compromisso) de forma a reposicionar eficazmente estas instituições. Os webinars foram assim desenhados para responder a um conjunto de desafios crítico que enfrentam as ISC no atual contexto de crise, como tais:

  • Que administração interna se espera nas ISC para garantir maior eficiência e eficácia no funcionamento das Secretarias Judiciais, nas ações de fiscalização ex-ante (Visto) para o cumprimento das formalidades e procedimentos dos atos e contratos da Administração Pública? Como garantir o cumprimento das deliberações e decisões tomadas em sessões plenárias online por parte dos gestores públicos.
  • Tempos de crise e Orçamentos revistos versus tempos atípicos e Planos de Fiscalização Anuais (PAF) revistos?
  • Como garantir maior celeridade processual no julgamento dos gestores públicos e no acompanhamento da execução orçamental quando a Secretaria Judicial se sobrepõe aos processos de tramitação processual informatizados? 
  • Como melhorar a gestão do apoio orçamental e de outros fundos públicos externos disponibilizados em tempos de crise - COVID 19 e reforçar a credibilidade externa, garantido o alcance das metas dos ODS das Agendas 2030-63, com o desenvolvimento de ações de fiscalização e auditoria temáticas no quadro da emissão do PCGE e julgamento das Contas de Gerência?
  • Tempos de crise versus risco de ter fundos especiais à guarda pelos 
  • gestores públicos?

Ao longo dos quatro meses, procuraram-se debater à volta destes desafios com o Tribunal de Contas de Angola, o Tribunal de Contas de Cabo Verde, Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, o Tribunal Administrativo de Moçambique, o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe e a Câmara de Contas de Timor-Leste e demais instituições superiores de controle estiveram presentes ao mais alto nível.
Logo no primeiro módulo abordou-se o reposicionamento estratégico e as transformações que as instituições superiores de controle, os tribunais de contas, e as suas lideranças, teriam de empreender para continuar a ser o fiel da balança dos sistemas de gestão das finanças públicas no contexto da pandemia #COVID19 e no mundo volátil-incerto-complexo que dela emerge.
Nesse módulo, participaram as lideranças, os quadros dirigentes e os auditores seniores das instituições superiores de controlo de todos os PALOP, de Portugal e de Timor-Leste. O ilustre preletor foi o Juiz Conselheiro Victor Caldeira, o então presidente do Tribunal de Contas de Portugal.
Nos módulos que se seguiram, foram cobertos temas críticos para a atividade dessas instituições que vão desde a importância de planificar adequadamente em contexto #VUCA e assegurar Pareceres sobre a Conta Geral do Estado que consigam escrutinar os “fundos COVID-19” e os procedimentos de exceção nas aquisições públicas; passando pela tramitação processual e funcionamento em regime de teletrabalho para estas instituições que não podem ir de férias durante a pandemia para o bem da transparência e da prestação de contas dos gestores públicos e Executivo.
O ciclo foi fechado com o módulo sobre a fiscalização prévia dos contratos públicos.
Participaram neste ciclo aproximadamente 300 profissionais dos PALOP e Timor Leste, envolvidos em troca de experiências, partilhas de boas práticas e de saber-fazer.
O ciclo de webinars teve a Coordenação Institucional da Subdiretora-Geral do Tribunal de Contas de Portugal, Dra. Márcia Vala, e a Coordenação Executiva da Conselheira Nacional sénior em Controlo Externo do Sistema de Gestão das Finanças Públicas e Transparência Orçamental do Pro PALOP-TL ISC, Mestre Maria Jesus Andrade. 
A ação enquadrou-se nos esforços #TeamEurope da União Europeia em resposta à COVID-19 e no plano de resposta do PNUD a médio prazo ao impacto da pandemia COVID-19 nos PALOP e Timor Leste.

Aceda aqui aos Live no Facebook dos Diálogos realizados nos PALOP entre setembro e dezembro de 2020 
 

PalopNo dia 18 de setembro | PALOP-TL

O I Módulo teve como orador o então Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, o Juiz Conselheiro Presidente do TCP, Vítor Manuel da Silva Caldeira, que abordou a necessidade de lideranças inovadoras para fazer face às incertezas do mundo pós COVID-19.

A sessão de abertura oficial contou com as palavras de boas vindas do Chefe do Escritório Conjunto a.i. PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, Senhor Opia Kumah, da Chefe de Secção de Governação na Delegação da UE em Moçambique, Senhora Alicia Martin Diaz, e o representante dos Serviços do Ordenador Nacional do Fundo Europeu para o Desenvolvimento (SONFED) em Moçambique.

Nota imprensa
Apresentação do I Módulo - Presidente do Tribunal de Contas de Portugal 

PalopNo dia 9 de outubro | PALOP-TL

O II Módulo "O Impacto da Pandemia COVID-19 nas Contas Públicas - Que papel para as ISC e que abordagem para o PCGE"

Apresentação do II Módulo
Maria João Caldas - Auditora-Coordenadora do Departamento de Auditoria I, responsável pela elaboração do Parecer sobre a Conta Geral do Estado 
Nuno Rosa - Técnico Verificador Superior na Direção Geral do Tribunal de Contas de Portugal 

PalopNo dia 19 de outubro | PALOP-TL

O III Módulo "A administração e Tramitação Processual nas ISC no Contexto da Pandemia COVID-19"

Apresentações do III Módulo
Paulo Costa - Diretor-Geral do Tribunal de Contas de Portugal, licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa e Doutorado pela Universidade de Coimbra
Márcia Vala - Subdiretora-Geral do Tribunal de Contas de Portugal, licenciada em Direito pela Universidade Católica, e monitora ações de formação na área de contratação e fiscalização prévia.

PalopNo dia 18 de novembro | PALOP-TL

O IV Módulo "A Fiscalização Prévia e o Acompanhamento dos Contratos Públicos"

Apresentações do IV Módulo - Helena Santos - Auditora Chefe e Consultora do Tribunal de Contas de Portugal, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem exercido funções de consultora no Tribunal de Contas, sobretudo no âmbito da parceria com os países de Língua Oficial Portuguesa
Apresentações do IV Módulo – Júlio de Matos - Auditor Corpo Especial Fiscalização e Controlo do Tribunal de Contas de Portugal desde 2002, licenciado em informática de Gestão, tem feito auditorias em áreas de saúde, programa de investimento e despesas da administração central, fundos comunitários, sector empresarial do Estado e certificação da CGE.