Parlamentos de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe participam na Cimeira Mundial da Parceria para o Governo Aberto
Os Presidentes da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe par¬ticiparam na Cimeira Mundial sobre o Governo Aberto, que decorreu entre 29 e 30 de maio de 2019, em Ottawa, no Canadá. As representações das Assembleias Nacionais dos três países afri¬canos de língua oficial portuguesa (PALOP), contou com o apoio do Pro PALOP-TL ISC, no âmbito da promoção da abertura parlamentar que tem vindo a fazer nestes países desde 2015.
A Parceria para o Governo Aberto foi fundada em 2011 por oito governos e hoje é constituída por 79 países, dos quais Cabo Verde faz parte. É neste contexto que, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, no papel de Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, fez a sua intervenção durante esta reunião, realçando, entre outros temas a vulnerabilidade e o de¬semprego dos jovens como um dos grandes de¬safios da governação, pois “sem a participação da juventude nas políticas ativas de emprego, é impossível construir soluções sustentáveis para enfrentar essa grande questão”.
Durante a Cimeira Mundial do Governo Aberto, os governos, os parlamentos, os atores da socie¬dade civil e demais participantes desta reunião abordaram temas da atualidade, tais como de¬sinformação, transparência, igualdade de géne¬ro, formulação políticas participativas e inclusivas, inovação do setor público, combate à corrupção, inteligência artificial e acesso à justiça.