Oficial Nacional Empoderamento da Mulher e Orçamentação Sensível ao Género.
PNUD - Pro PALOP-TL SAI (PHASE II). Programa para a Consolidação da Governação Económica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas nos PALOP-TL.
Professora, Formadora em Liderança e Ativista de Género.
Graça Sanches foi Parlamentar e Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares em Cabo Verde entre 2011 -2016.
Durante seu mandato, ela lidou com tópicos importantes como Educação, Juventude e Género dentro das Comissões especializadas. Ela também foi eleita Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares (RMP-CV), uma associação de mulheres parlamentares que trabalha para melhor igualdade de oportunidades para as mulheres no seu país, especialmente em termos de legislação. Juntamente com as colegas, ela liderou um trabalho para ter um Parlamento mais inclusivo e defendeu a melhoria da participação das mulheres na política e para tornar a esfera política mais equilibrada em termos de género, promovendo acesso igual ao poder político e à tomada de decisões. Elas também trabalham pela integração da perspetiva de género na legislação, no planeamento e na implementação de políticas públicas. Este trabalho envolveu identificar e refletir as intervenções necessárias para abordar as lacunas de género nos planos e orçamentos das políticas dos setores e governos locais.
Como membros da Rede, ela foi para diferentes comunidades para informar as pessoas sobre as leis, especialmente na área rural, o impacto foi muito grande. Muitas mulheres se encontram sofrendo violência doméstica e não sabem sobre o seu direito. Ela acredita firmemente que toda mulher tem o direito de ser ouvida e ter as mesmas oportunidades. Ela defende os direitos das mulheres, porque também acredita ser uma oportunidade para a nossa sociedade crescer e poder usar todo o potencial para florescer.
A nível internacional, como Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde, liderou missões de troca de experiências sobre Orçamento Sensível ao Género em Angola e na Guiné Bissau. Ela também apoiou deputados em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe.
Desde Abril de 2016, uma vez terminado o seu mandato, ela continuou a trabalhar também no orçamento sensível ao género como Consultora Individual, realizando um Seminário com os Deputados de Timor-Leste sobre orçamento sensível ao género e uma sessão de formação para os deputados de São Tomé e Príncipe.
Durante 2017, trabalhou como especialista parlamentar júnior no Projeto de Fortalecimento das Capacidades Técnicas e Funcionais das instituições superiores de auditoria, parlamentos e sociedade civil para o controle das finanças públicas nos PALOP e Timor-Leste - Pro PALOP-TL SAI.
Graça Sanches foi galardoada com vários preços distintos e prémios internacionais.
2018 – 100 Personalidades mais influentes e respeitáveis de África em 2018
2018 – Lista Okay Africa 100 Women 2018
2017 – Premio West Africa Youth Awards
2016 - Premio Pan Africano Igualdade de Genero e Advovay
2015 – Jovem Lider Africano. Programa Mandela Washington Fellowship - Obama. EUA
Em abril de 2018, completou dois cursos de formação no Curso Executivo de Auditoria de Género e Planos de Igualdade no ISEG - Escola de Economia e Gestão de Lisboa e Igualdade e Oportunidades de Género da EVOLUI.COM em Portugal. Curso de Leader Coach – Soceidade Cabo-Verdiana de Coaching.